LEGENDA: Estudiosos destacaram o papel da microbiota láctea na prevenção de cáries e no fortalecimento do esmalte dental.Além disso, o cálcio e o fósforo presentes no leite contribuem para a remineralização dos dentes e o equilíbrio do pH bucal.#BEBAMAISLEITE e abra um sorriso mais saudável!
Veja maisRegistro do rebanho. Agende uma conversa e faça a escolha certa!
Conversa GRATUITA com especialista
A Raça Holandesa
No Brasil
Não foi estabelecida uma data da introdução da raça holandesa no Brasil. Paulino Cavalcanti (1935) cita que "segundo os dados históricos, referentes á nossa colonização, presume-se que o gado holandês foi trazido nos anos de 1530 a 1535, período no qual o Brasil foi dividido em capitanias hereditárias". O Herd-Book começou a funcionar em 1935, com o macho "Colombo St. Maria" de Francisco Lampréia, RJ, e "Campineira", de Vicente Giaccaglini, SR.
Até o início de 1980, o Brasil foi considerado o detentor do maior rebanho mundial de HVB (Holandês Vermelho Branco) mas o efetivo foi decrescendo, ano após ano, por falta de disponibilidade de reprodutores VB(Vermelho Branco) com provas genéticas comprovadas e também pela não – aceitação das cobrições de vacas VB por touros PB(Preto Branco). A abertura para uso de reprodutores PB sobre vacas VB somente aconteceu por volta de 1984 desde que o reprodutor fosse portador de gene recessivo para pelagem VB.
Foram computados 790 criadores inscritos no Controle Leiteiro Oficial, que somaram 96.649 animais em produção no ano de 2000. A média brasileira de produção leiteira foi de 7.251 (2x e 305 dias ) em 2000 e de 8.047 kg na idade adulta (2x e 305 dias) Cerca de 82,0% dos criadores residem em São Paulo, Paraná e Minas Gerais.