Agroleite 2017 – Um show da Pecuária Leiteira

Referência nacional em movimentação de negócios para pecuária leiteira o Agroleite aconteceu de 15 a 19 de agosto no Parque de Exposições Dario Macedo, a famosa “Cidade do Leite” em Castro/PR estava mais uma vez deslumbrante, de portas abertas à receber expectadores e protagonistas do cenário da pecuária.

A APCBRH também fez parte deste show, recebendo amigos, criadores e parceiros em seu estande logo ali em frente ao relógio dos “Tempos modernos”, tema com a proposta de apresentar a modernização tecnológica crescente da cadeia leiteira, retratado pela Cooperativa Castrolanda, organizadora da Agroleite.

Entre os dias de programação a APCBRH participou de diversos eventos.

Fórum da Pecuária Leiteira – Apresentação do Sumário ToPS 100/PR

Apresentado no Forúm da Pecuária Leiteira, pelo professor Victor Breno Pedrosa (UEPG), a quarta edição do Sumário Genético das Vacas ToPS 100/PR. Os produtores, que fazem o registro genealógico, controle leiteiro oficial e classificação para tipo, tiveram a oportunidade de saber quais são os seus animais GENETICAMENTE SUPERIORES, bem como, os inferiores, em Produção de Leite, Gordura, Proteína e Conformação (Tipo), individualmente.

Como destaque para o índice ISG-PR foi o animal FINI SHOTTLE MAAIKE 3905 (Proprietário: Hans Jan Groenwold) com uma pontuação ISG-PR de 1234,5. Para a produção de leite o animal FRANK’ANNA FARRA 3344 HANDMADE (Proprietário: Faz. Frankanna Agropecuaria LTDA) apresentou a maior PTA (935,7). Na produção de gordura no leite, o animal DALMARVE LOFFICIEL SUSIE 831 (Proprietário: Jose Hilton Prata Ribeiro) apresentou a maior PTA (38,0). Já para produção de proteína no leite o animal V.D.V. PRIMAVERA LAVEE 1341 (Proprietário: Jan Ubel Van Der Vinne) mostrou a maior PTA (25,0). Para tipo (pontuação final) o animal ERICA ATWOOD JOYA 976 TE (Proprietário: Regine Hana Noordegraaf) apresentou a maior PTA (1,29).

Acesse o sumário completo em https://issuu.com/apcbrh_issuu/docs/sumariogeneticotop100

Julgamento Holandês Vermelho e Branco – Jovem

Com aproximadamente 60 animais em pista, o julgamento do holandês vermelho e branco ficou por conta do juiz Horácio Larrea, representante da Semex Argentina. Com belíssimos animais trazidos por criadores de diversas cidades do Paraná e de outros estados do Brasil. Seguindo com os destaques:

Campeonato Fêmea Jovem

Campeã fêmea jovem – FORT AMARGA MALONE 511 FIV de Carlos Jacob Wallauer, Salvador do Sul/PR.

Reservada Fêmea Jovem – CONSTENTATION FLORENCE INTEGRAL de Alessandro Dekkers e/ou Marisa C. Dekkers.

Terceira Melhor Fêmea Jovem – BUR JR HELIOCITA 3110 FIV de Hendrik de Boer e/ou Reinaldo de Boer.

Campeonato Vaca Jovem

Campeã Vaca Jovem – RCH MUNIQUE 1408 ADVENT DESTRY TE, Expositor Carlos Jacob Wallauer e Criador Raphael Cornelis Hoogerheide.

Reservada Vaca Jovem – BRONKHORST ROYAL 261 ANAHIEM RED de Koorstian Bronkhorst, Arapoti/PR.

Terceira Melhor Vaca Jovem – JDF GRETHA 1822 DESTRY FIV, de Diego e Vinicius Dijkstra, Carambeí/PR.

Grande Campeonato

Grande Campeã – RCH MUNIQUE 1408 ADVENT DESTRY de Carlos Jacob Wallauer.

Reservada Grande Campeã – BRONKHORST ROYAL 261 ANAHIEM RED – Korstiaan Bronkhorst, Arapoti/PR.

Terceira Melhor Fêmea – J.D.F. GRETHA 1712 SECURE RED TE de Diego Djikstra e Vinicius Dijkstra de Carambeí/PR.

Confira todos os resultados do Julgamento Holandês Vermelho e Branco em aqui.

Confira todas as fotos em nossa página oficial APCBRH no Facebook.

Troféu Agroleite

E mais uma vez a APCBRH teve a honra de receber o Troféu Agroleite, representada pelo atual Presidente Hans Jan Groenwold, na cerimônia dos Melhores do Ano, que tem como objetivo reconhecer e valorizar os destaques do segmento leiteiro e sua contribuição para o desenvolvimento da cadeia. Como associação de produtor o troféu já é o 15º recebido pela Cooperativa Castrolanda. A APCBRH agradece por mais esta conquista a todos aqueles que dia a dia estão conosco, acompanham nosso trabalho e contribuem para uma pecuária leiteira cada vez melhor e crescente, esta conquista também é de vocês.

O lar da Raça Holandesa na Cidade do Leite

Apresentado pelo Presidente da Cooperativa Castrolanda Sr. Frans Borg, o próximo investimento da Cidade do Leite, sede da Associação de Criadores da Raça Holandesa, projeto lançado também no evento de premiação dos Melhores do Ano. A APCBRH agradece imensamente a Cooperativa Castrolanda por este que proporcionará um ainda melhor atendimento aos criadores.

Julgamento Holandês Preto e Branco

Com mais de 170 animais em pista, o julgamento do holandês preto e branco ficou por conta dos juizes Fábio Fogaça (jurado oficial do Colégio Brasileiro de Jurados de Pista – CBJP) e Pat Conroy (Madison – EUA). Também com criadores de diversas cidades do Paraná e de outros estados. Os campeonatos seguiram com os seguintes destaques:

Campeonato Fêmea Jovem

Campeã fêmea jovem – C.R.A. HIGH OCTANE NELY 1071, de Robert Salomons, Castro/PR.

Reservada Fêmea Jovem – KLAAS REINO 1729, de Agropecuaria Salomons Ltda – ME, Castro/PR.

Terceira Melhor Fêmea Jovem –  BUR JR. GINA 3118, de Hendrik De Boer E/Ou Reinaldo De Boer, também de Castro/PR.

Campeonato Vaca Jovem

Campeã Vaca Jovem – ARM SONIE BOULDER 311, de Armando Rabbers, Castro/PR.

Reservada Vaca Jovem – HALLEY RUIVINHA DOORMAN 538 TE, de Pedro Elgersma, Arapoti/PR.

Terceira Melhor Vaca Jovem – FINI DOORMAN MAAIKE 5768 TE, de Hans Jan Groenwold, Castro/PR.

Grande Campeonato

Grande Campeã – BORG LUTSKE COUSTEAU ATWOOD 150 FIV, Expositor: Carlos Jacob Wallauer, Criador: Ubel Borg e/ou Rogério Egbert Borg.

Reservada Grande Campeã – HALLEY VERDADE WINDBROOK 274 TE, Pedro Elgersma, Arapoti/PR.

Terceira Melhor Fêmea – RCH JOYA 972 DURHAM LIGHTNING TE, Expositor: Regine Hana Noordegraaf, Criador: Raphael Cornelis Hoogerheide.

Confira todos os resultados do Julgamento Holandês Preto e Branco aqui.

Os julgamentos tiveram como secretário de pista o Médico veterinário da Associação, Silvano Valoto, o qual também realizou a admissão dos animais juntamente com o Med. Vet. Eduardo Presendo. Na locução estava José Augusto Horst, gerente do PARLPR e contagem dos pontos Eduardo Ruvinski, gerente do SRG.

Confira todas as fotos em nossa página oficial APCBRH no Facebook.

Julgamento da Vaca do Futuro e Campeã Suprema do Agroleite

Tradicionalmente realizado no Agroleite, a disputa entre os animais que se destacam nas categorias de novilhas e de vacas. Tornando-se Campeã Vaca do Futuro e Campeã Suprema do Agroleite.

O título de Campeã Vaca do futuro foi para o animal C.R.A. HIGH OCTANE NELY 1071, de Robert Salomons, Castro/PR, também Campeã fêmea jovem HPB Agroleite 2017.

A Campeã Suprema das Raças, BORG LUTSKE COUSTEAU ATWOOD 150 FIV, Expositor: Carlos Jacob Wallauer, Criador: Ubel Borg e/ou Rogério Egbert Borg, também Grande Campeã HPB da Agroleite 2017.

A APCBRH agradece a todos os envolvidos na realização de mais uma grande e belíssima Agroleite, aos apoiadores pela iniciativa, em especial a equipe da Cooperativa Castrolanda, que com grande êxito tornou possível a Agroleite 2017.

Texto e fotos Mayga C Santos, Comunicação APCBRH.

Agroleite 2017 – Um show da Pecuária Leiteira

21 de agosto de 2017