Associação Paranaense da Raça Holandesa aumenta em 12% o número de animais Registrados em 2017

No Brasil a Raça Holandesa é uma das que mais registram animais. O Estado do Paraná é destaque no cenário nacional, no comparativo entre o ano de 2016 e 2017, o número de animais registrado no ano passou de 21.091 (2016) para 23.518 em 2017, um acréscimo de 12%.

O serviço de registro genealógico é executado no Paraná pela Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), Entidade filiada da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH).

Para o presidente da Hans Jan Groenwold (APCBRH) o crescimento no número de animais registrados deu-se, principalmente devido ao aumento do número de animais dos rebanhos e também pelas inovações, como por exemplo, a possibilidade dos criadores conhecerem geneticamente quais são seus animais superiores. A avaliação genética dos animais tem ajudado muito nos programas de seleção.

“Não adianta só saber qual é a vaca que dá mais leite. O importante é saber qual a vaca que transmitirá para suas filhas esta genética. Hoje, os criadores que fazem registro e controle leiteiro oficial têm a disposição essas respostas.”

“Estamos no caminho certo”, diz o superintendente da APCBRH, Altair Valloto. Nestes últimos 10 anos, os números mostram que tivemos um aumento de mais de 74% no número de animais registrados no Estado, ou seja, houve um crescimento de aproximadamente 8% ao ano. Isto é muito positivo. No entanto, devemos estar sempre atentos em mostrar para o criador a importância de registrar seus animais, já foi o tempo que era usado apenas para comercialização. Hoje o produtor tem a Avaliação Genética por desempenho, uma ferramenta poderosa para auxiliá-lo. Antes o produtor olhava somente a genética do sêmen (reprodutor) que iria utilizar no rebanho, agora, quem faz registro, também tem a genética da fêmea (matriz), com certeza a produtividade será muito maior.

A Holstein Association USA (Associação da Raça Holandesa) registrou 384.181 animais em 2017 e fez a identificação oficial de mais de 358.759, totalizando 742.910 animais, um crescimento de 8% em relação a 2016. (Fonte: Holstein Association USA, 2018)

 

Fonte: APCBRH

Associação Paranaense da Raça Holandesa aumenta em 12% o número de animais Registrados em 2017

22 de janeiro de 2018