Fenasul/Expoleite foi lançada nesta segunda-feira com a presença do governador

Faltam 17 dias para a 13ª Fenasul/40ª Expoleite que ocorre de 24 a 28 de maio, no parque de exposições Assis Brasil, em Esteio. Com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori, o evento, que tem formato diferenciado e a participação de inúmeras entidades e raças, foi lançado oficialmente, na manhã desta segunda-feira (08), durante leite com café, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.

Como é de praxe, as autoridades ergueram o tradicional brinde com leite para selar o sucesso da exposição, que neste ano reúne além do gado de leite, gado de corte, ovinos, equinos, máquinas, agroindústria, rodeio e uma programação de shows. “A Fenasul é um aquecimento para a realização da 40ª Expointer em agosto”, disse o secretário de Agricultura, Ernani Polo. “Além de promover e ressaltar a importância da produção, este ano será dado ênfase aos produtos derivados do leite e nesta nova configuração, oferecidos atrativos como forma de atrair o público consumidor, que é esperada a presença em número maior”, disse Polo.

Entre os atrativos, ele destacou o Pub do Queijo, uma iniciativa do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) com o apoio da Associação das Pequenas Indústrias do Rio Grande do Sul (Apil) e Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). O espaço será montado na varanda da Farsul e ofertará os mais diferentes tipos de queijo produzidos pelas indústrias gaúchas.

O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Jorge Fonseca da Silva, falou da satisfação em participar e organizar este evento e relatou as dificuldades econômicas para a sua manutenção. “Nossa preocupação foi levada ao secretário, cuja intervenção foi fundamental para a obtenção de apoios”, disse. Ele garantiu a participação do gado Holandês na feira, talvez não no número desejado, e falou da desmotivação de outras raças, como o Jersey, que ainda não se pronunciaram. Ele ainda lamentou o prejuízo à imagem do produto leite, denegrida por atitudes que ocorrem sem a participação do produtor, em função de atos nocivos à saúde humana.

O governador Sartori destacou a importância de olhar para as dificuldades como desafios e oportunidades para transformar, mudar e agregar cada vez mais as pessoas e as organizações, a fim de obter resultados que não seriam atingidos em separado. Ele também destacou a importância de ocupar o parque de exposições Assis Brasil o ano inteiro, com o mais variado tipo de evento. Ele também enfatizou ser o Rio Grande do Sul a segunda bacia leiteira do País e o leite produzido aqui, o de melhor qualidade de todo o Brasil.

As inscrições da raça ocorrem até sexta-feira (12) e podem ser feitas diretamente na associação. O produtor deve informar à Gadolando apenas o número do registro do animal que quer inscrever, seja por e-mail (administração@gadolando.com.br) ou telefone (51) 3336-2533 e 3336-2067.

A Fenasul/Expoleite é promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) com a coordenação e co-promoção da Farsul, Gadolando, Fetag, Prefeitura de Esteio, Sindilat, Febrac, CRMV, Simers e Federação Gaúcha de Laço. Entre os eventos que ocorrem no parque estão a 40ª Expoleite, 15ª Feira de Terneiros e Vaquilhonas e 6ª Feira de Ventres, 3º Rodeio Fenasul, Expofeira de Ovinos Coloridos, Feira de Máquinas e Equipamentos, Feira da Agroindústria, Maior Arroz Doce do Brasil, Pub do Queijo, Seminário CRMV, Integração cooperativa, Exposição de Raças e Pequenos Animais, shows, entre outros. A entrada é gratuita.

 

Luciara Schneid

RP 7540

Assessoria de Imprensa Gadolando RS

(53) 98101-4625 (WhatsApp)

(51) 99585-9767 (Vivo)

assessoria.gadolando@gmail.com

Fenasul/Expoleite foi lançada nesta segunda-feira com a presença do governador

8 de maio de 2017