HOLANDÊS INVESTINDO EM PESQUISA

Associação Mineira contribui com pesquisadores e participa de trabalhos inscritos no Canadá

 

A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG vai muito além do campo, ela está presente na formação de profissionais, além de auxiliar em importantes pesquisas desenvolvidas em prol da produção de leite. O IV Simpósio de Produção Animal- Simpa, realizado nos dias 23 e 24 de novembro, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- campus Diamantina contou com a participação da entidade. O Diretor Executivo da ACGHMG e Médico Veterinário, Dr. Diego Charles de Almeida Santos foi coautor do trabalho intitulado “Duração do período seco e a produção de leite em vacas da raça Holandesa”. Por meio dos dados fornecidos pela Associação Mineira, o Zootecnista e Mestrando em Nutrição de Ruminantes – UFVJM, Gabriel M. Dallago pode inscrever vários trabalhos na Simpa 2017, tendo quatro artigos aprovados. Aproveitando a pesquisa ele também enviou três resumos para o Congresso Internacional de Agricultura de Precisão – ISPAG 2018 que acontecerá em Montreal – Canadá.

Segundo Gabriel os dados fornecidos pela Associação Mineira têm sido extremamente importante para alcançar as ideias dos pesquisadores. “O nosso objetivo primordial é desenvolver um índice capaz de avaliar o período de transição de animais de primeira cria. Esse índice seria calculado com informações obtidas até o primeiro controle leiteiro de cada animal em sua primeira lactação. O resultado desse índice poderia ser passado aos produtores e serviria como ferramenta de gestão auxiliando no manejo dos animais em transição. Por meio de técnicas de estatística multivariada (Analise de Componentes Principais) conseguimos encontrar um conjunto de variáveis que explicam a maior parte da variação observada nas lactações. Os resultados obtidos para animais em todas as ordens de paridade foram submetidos no ISPAG 2018”, ressalta Gabriel.
Dr. Diego Santos comentou que ficou muito honrado com o convite e ressalta que todas as informações fornecidas só foram possíveis graças ao sério trabalho realizado pela equipe de colaboradores da Associação Mineira. “Eu acredito que no futuro próximo, por meio de parcerias e muito estudo iremos alcançar resultados surpreendentes, que ajudaram a solucionar muitos problemas enfrentados diariamente pelos nossos criadores”, comenta entusiasmado.

O JORNAL HOLANDÊS divulgará a cada edição um artigo aprovado no Simpósio para que os nossos leitores fiquem bem informado sobre os estudos com relação ao período de transição de animais de primeira cria. O primeiro artigo da série “CIÊNCIA” fala sobre a Duração do período seco e a produção de leite em vacas da raça Holandesa.

 

O EVENTO
O IV Simpósito de Produção Animal – Perspectivas e Sustentabilidade na Produção Animal – SIMPA 2017 teve como objetivo congregar profissionais da área de produção animal e acadêmicos de graduação e pós-graduação, para discutir os principais desafios para a melhoria dos índices de produtividade animal, sem agredir o meio ambiente e preconizando o uso dos recursos naturais de forma eficiente, inteligente e sem comprometer as próximas gerações.

O evento contou com a participação de profissionais com destacada experiências nas diversas áreas do saber da Ciência Animal. Além de apresentação e publicação de trabalho científicos.

Fonte: ACGHMG

O Zootecnista, Gabriel M. Dallago com pesquisadoras da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

HOLANDÊS INVESTINDO EM PESQUISA

23 de janeiro de 2018