Holstein de Las Américas: 2019 é no BRASIL!!!!

Aconteceu em Querétaro-México a 14ª edição do Congresso Holstein de Las Americas, onde estiveram presentes representante de Argentina, Uruguai, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos de América, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico , México e Brasil.

Durante o congresso também ocorreu o work shop de jurados oficiais da Raça e de Classificadores. A superintendente Técnica da ABCBRH Bruna Schiefelbein foi a representante do Brasil durante o congresso e o curso de classificadores.

A programação contou também com dois dias de conferências onde foram abordados diversos assuntos pertinentes a produção de leite como bem estar animal, nutrição, criação de bezerras, protocolos de sincronização de cio e tecnologias aplicadas.

No dia 14 ocorreu a reunião das delegações de associações de Raça, onde foram abordados os desafios que viemos enfrentando para alavancar o número de animais registrados, classificados e controlados bem como as possibilidades de se trabalhar com as avaliações genômicas. Outro assunto relevante abordado na reunião foi a pouca participação dos jovens em exposições e na atividade leiteira em si. Alguns países como Estados Unidos e Canadá possuem alguns programas sólidos para os jovens, mas a maioria das associações ainda não desenvolve esse trabalho. Sendo assim, foi sugerido que o tema “Sucessão na atividade leiteira” fosse abordado no próximo congresso.

O Brasil já havia se disponibilizado para sediar a edição 2019 do congresso no Brasil mesmo assim durante a reunião confirmou a 15ª edição do Holstein de Las Américas no Brasil além do Work shop de Jurados e Classificadores da América Latina. Também ficou acordado que a 16º edição será na Costa Rica em 2021.

Junto com o congresso aconteceu a FonaHolstein , uma exposição da raça holandesa que reuniu cerca de 80 animais de criadores mexicanos. O Jurado escolhido foi o espanhol Gabriel Blanco, que teve a honra de escolher como Grande Campeã da Exposição GAPUR SPIRTE 5532, de Manuel Garcia Eguino e a Fêmea Jovem ANGAMANGA BEEMER LARISA, de Torres Barrera.

A Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa agradece a oportunidade de ter feito parte deste brilhante evento e parabeniza a Holstein México pela excepcional acolhida e organização. Nos vemos em 2019!!!

Representantes de todas as delegações presentes
Campeã Fêmea Jovem: ANGAMANGA BEEMER LARISA
GAPUR SPIRTE 5532

Holstein de Las Américas: 2019 é no BRASIL!!!!

26 de julho de 2017