Médico veterinário José Ernesto Ferreira será o jurado da raça holandesa na Expointer 2017

O médico veterinário José Ernesto Ferreira será o jurado da raça holandesa durante a Expointer 2017. De acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Jorge Fonseca da Silva, já há alguns anos o jurado da Expointer tem sido estrangeiro. No entanto, ele ressalta a importância de valorizar os profissionais daqui, que são tão capacitados quanto os de fora. “Sempre fui favorável que nós produzíssimos o nosso jurado, a competência do José Ernesto é inquestionável e ele vem respondendo como jurado em exposições no Brasil e exterior”, ressalta.
A programação da raça inicia com a entrada dos animais no parque, nos dias 23, 24 e 25 de agosto, quarta, quinta e sexta-feira. O Concurso Leiteiro ocorre nos dias 28 e 29, segunda e terça-feira e o julgamento de classificação, nos dias 30 e 31, quarta e quinta-feira.
Em sua 40ª edição, a Expointer ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro, no parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Durante a exposição, será encerrado o Circuito Exceleite e o proprietário da vaca vencedora, a Suprema Ouro, será premiado com um veículo zero quilômetro, oferecido através da parceria com o Banco Sicredi e empresa Supra. Em sua 11ª edição, o Exceleite teve início em setembro de 2016 e encerra em agosto na Expointer. Durante o evento ocorre também etapa do 1º Circuito Nacional da Raça Holandesa (CNRH) 2017, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (Abcbrh).
Nascido em Rio Pardo e criador de gado holandês desde que nasceu, pois seu pai criava desde 1942, Ferreira é formado pela UFRGS e jurado oficial do Colégio Brasileiro de Jurados de Pista (CBJP), desde 1996, portanto há 21 anos. Atualmente é coordenador do CBJP do Brasil.
Entre as mais importantes exposições do Brasil, julgou nos estados do Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Julgou ainda as exposições de San José (duas vezes) e Tarariras, no Uruguai e em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
É membro do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Gadolando, de 16/11/1992 até hoje, tendo exercido a presidência por algumas oportunidades. Somente não foi membro do CDT nos dez anos que exerceu a presidência da casa. Foi vice-presidente de assuntos técnicos de 1995 a 1998, de 2000 a 2002 e de 2012 a 2014 e presidente da Gadolando, de 2002 a 2012.
As inscrições da raça para a Expointer 2017 continuam até o dia 25 de julho. Há possibilidade de ajuda no pagamento do frete dos animais e recursos garantidos para aquisição do carro que premiará a campeã do Exceleite, informa o presidente.

Médico veterinário José Ernesto Ferreira será o jurado da raça holandesa na Expointer 2017

19 de julho de 2017