Notícias

O leite é bom ou ruim para nós?

O leite é bom ou ruim para nós?

O leite é bom ou ruim para nós?

Antes um produto básico em nossas cozinhas, o leite se tornou uma substância controversa em apenas alguns anos, alimentando um debate recente.

Mas sua reabilitação parece estar em andamento.

Um novo estudo internacional sugere agora que beber leite não faz mal à saúde.

Alergias, problemas digestivos, diabetes, colesterol e até câncer: a lista dos males associados ao consumo regular e significativo de leite tem se tornado cada vez mais longa nos últimos anos.

Estudos e debates têm apontado sucessivamente o dedo para um dos ingredientes da antiga estrela do café da manhã, cujas vendas, no entanto, aumentaram nos Estados Unidos no ano passado (2020) durante os primeiros meses da pandemia Covid-19.

Várias equipes de cientistas, da University of Reading e University College London do Reino Unido, e da University of South Australia da Austrália, analisaram seriamente o assunto, conduzindo uma meta-análise de dados existentes em uma grande amostra de mais de 1,9 milhão de pessoas .

Os pesquisadores optaram por fazer uma abordagem genética ao consumo de leite, examinando uma variação no gene da lactase associada à digestão dos açúcares do leite, conhecida como lactose.

Isso permitiu que eles identificassem as pessoas que consumiam grandes quantidades de leite.

Publicado no International Journal of Obesity, o estudo revela que pessoas que bebem leite regularmente em quantidades significativas têm níveis mais baixos de colesterol bom e ruim.

Isso foi observado embora o índice de massa corporal (IMC) dos participantes fosse maior do que o daqueles que não bebiam leite.

A análise também mostra um risco menor de doença coronariana (-14%) em pessoas que consomem leite regularmente.

"Tudo isso sugere que a redução da ingestão de leite pode não ser necessária para prevenir doenças cardiovasculares", comentou um dos principais autores do estudo, o professor Dr. Vimal Karani, da Universidade de Reading.

Os pesquisadores observam que o estudo não encontrou "evidências fortes" de uma associação entre o alto consumo de leite e o aumento da probabilidade de diabetes.

Ele também não conseguiu identificar o mecanismo que leva a níveis mais baixos de colesterol em grandes consumidores de leite.

"O estudo certamente mostra que o consumo de leite não é um problema significativo para o risco de doenças cardiovasculares, embora tenha havido um pequeno aumento no IMC e na gordura corporal entre os bebedores de leite.

"O que observamos no estudo é que não está claro se é o teor de gordura nos produtos lácteos que está contribuindo para os níveis mais baixos de colesterol ou se é devido a um ‘fator do leite’ desconhecido", concluiu o professor Karani. – AFP Relaxnews

Compartilhe esta notícia: