INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 78, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2018 – MAPA

Foi publicada a nova instrução normativa sobre o controle leiteiro oficial.
Esta regulamentação tem como foco estabelecer os requisitos e procedimento que são necessários para o registro das provas zootécnicas e a elaboração de projetos técnicos para a realização do controle leiteiro e avaliação genético, ou genética e genômica de animais com aptidão leiteiro.
O serviço de controle leiteiro consiste na mensuração e correspondente registro da produção individual de animais leiteiros, por meio de procedimentos metodológicos pré-estabelecidos, com a finalidade de medir a produção de leite e seus componentes quanti-qualitativos por lactação. Também a presente instrução normativa confere que o serviço de controle leiteiro, estruturado na forma de prova zootécnica, terá a finalidade de avaliação genética ou genética e genômica dos animais, gestão, pesquisa e publicidade.
Assim como, preconiza que a avaliação genômica poderá ser realizada em complementação a avaliação genética tradicional visando o aumento da confiabilidade das predições dos valores genéticos calculados.
Acesse IN 78 Controle leiteiro